segunda-feira, 9 de março de 2009




Não deixe de Sonhar!
Pr. Edgar


Sonhar acordado é uma capacidade humana. A psicologia chama-a de reflexo superior, privilégio concedido somente aos seres humanos, não aos animais. Osvald de Andrade entendeu-a como “ociosidade criativa”.
Existem empresas, especialmente de propaganda e marketing que têm funcionários contratados para criar. São os profissionais da imaginação. Articulam textos que fisgam a clientela e trazem lucros para as indústrias. Mas, este aspecto é apenas uma nuance da inteligência criativa. Sonhar é estar consciente de que Deus é Soberano. É incluí-lo em nossos planos. É pensar grande, porque Deus é grande.
“Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas, que não sabes.” Jeremias 33:3
Há muitos personagens bíblicos visionários. Um dos mais destacados é José, o filho de Jacó. É verdade que ele contava os sonhos na hora errada e com a atitude errada, mas nos labirintos da vida, não perdeu a perspectiva. Foi lançado num poço, vendido como escravo, acusado de tentativa de adultério, jogado na masmorra... esquecido! Mas não esqueceu de ser um sonhador. Mesmo na cela, José mantinha o bom humor, a sensibilidade para com os outros e tornou-se homem de confiança do carcereiro. Certa ocasião o copeiro esteve preso. Pouco depois foi restaurado à presença do Faraó. O homem- forte do Egito estava preocupado com um sonho esquisito: fartura e fome. O copeiro lembrou-se da perspicácia de José e recomendou-o à Sua Majestade. Veio a solução: a necessidade de economizar 20% de toda a renda nos próximos sete anos. Quando vieram os sete anos de escassez, o país ficou suprido. Faraó nomeou-o o vice-governador. Toda a humilhação anterior serviu para prepará-lo para este momento. Desde que saiu do buraco, tornou-se uma benção por onde passava .
Em toda a trajetória, José não guardou mágoa dos irmãos. Quando a necessidade levou os parentes a buscarem alimento nas terras das pirâmides, perdoôu-os e amparou-os. Ele não permitiu que as dores da vida tirassem a sua doçura. Ele entendeu que o seu pequeno mundo fazia parte de um plano maior: “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vêdes agora, que se conserve muita gente em vida.” Gênesis 50:20
Quando perdemos a capacidade de criar expectativas bem fundadas, lutamos para sobreviver. Nesse estágio, qualquer esforço é desgastante e apenas fazemos manutenção. A nossa rotina fica limitada a apagar focos de incêndio enquanto as prioridades vão ficando de lado.
É necessário acreditar, correr riscos, tomar decisões respaldadas pela aprovação de Deus: “Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.” Provérbios 16:3
Não deixe de sonhar, mas cuidado com os pesadelos. Fuja da ambição doentia, da arrogância, do atrevimento e da prepotência. E ao sonhar, tenha sonhos de Deus.
O conhecido líder negro Martin Luther King deixou uma declaração célebre: “I have a dream...” “Eu tenho um sonho...”
Qual é o seu?
“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós. A Ele seja a glória.” Efésios 3:20-21

____________________________________________________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Texto interessante...

    Mas a criativadade só é uma fagulha do que Deus nos deu.

    Fique com Deus, menina Sandra.
    Um abraço.

    ResponderExcluir